quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Requião propõe integração das Guardas Municipais com Policia Militar do Paraná




O governador Roberto Requião sugeriu, na reunião mensal da operação “Mãos Limpas” com os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba a padronização das guardas municipais existentes e em formação por meio da integração com a Polícia Militar do Paraná. “A PM poderá colaborar desde a elaboração dos processos de seleção dos candidatos, a formação e a supervisão e reciclagem permanente”, disse Requião. Também seria importante, acrescentou, a exigência de escolaridade mínima de 2º grau e a definição de critérios para o uso ou não de armas pelos guardas municipais.

A questão da padronização das leis que regem as guardas e suas ações foi levantada pelo prefeito de Araucária, Olizandro José Pereira, que expôs ao governador sua iniciativa em reunir, os secretários de Segurança dos municípios que já contam com a atuação de guardas em suas cidades. Para o prefeito, “as guardas têm uma ação peculiar e podem colaborar com as Polícias Militar e Civil, inclusive na área de inteligência, apontando os locais mais vulneráveis à criminalidade do município”.

Requião decidiu ampliar e reforçar essa integração, sugerindo reuniões periódicas entre o comando da PMPR e as prefeituras que já têm guardas municipais e aquelas em fase de formação. A primeira reunião, nos próximos dias, deverá ter a presença dos prefeitos e secretários municipais de Araucária, Campo Largo, Colombo, Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Quatro Barras.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário